22 de julho de 2009

Gêneros Textuais: Definição e Funcionabilidade

1) Por que os gêneros não são estanques e enrijecedores da ação criativa?
R: Os gêneros textuais são dinâmicos e maleáveis , porque são manifestações linguísticas que surgem de acordo com as necessidades de comunicação.
2) Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguísticas?
R: Os gêneros são caracterizados como práticas sociocomunicativas, porque estão ligadas às atividades socioculturais, sendo assim o mais relevante é sua função comunicativa e não sua forma linguística.
3) A palavra suporte aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto, a que você acha que ele se refere? Dê alguns exemplos.
R: O suporte é o canal usado para a comunicação, ele é imprescindível para que o gênero circule na sociedade e deve ter alguma influência na natureza do gênero suportado. Ex: livros, revistas, internet, faixas, embalagens, roupas, telefone, outdoors, etc.
4) A partir do que diz o texto, como você acha que surge novos novos textos?
R: Surgem a partir de novas necessidades de interação verbal. Os novos gêneros não são inovações absolutas, mas apoiam-se em gêneros já existentes, mantendo com estes certas semelhanças.
5) Por que desaparecem gêneros antigos?
R: Desaparecem porque deixam de ter relevância cultural, quando novas tecnologias os substituem.
6) Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?
R: Os novos gêneros tendem a desfazer ou a enfraquecer as fronteiras entre oralidade e escrita, por serem maleáveis e poir integrarem vários signos linguísticos verbais e não-verbais.
7) Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?
R: Para classificar um gênero podemos observar os aspectos estrututurais ou lingísticos, os aspectos funcionais e sociocomunicativos. Em outros casos será o próprio veículo, em que os textos aparecem, que determinarão o gênero presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário