28 de junho de 2009

O CONHECIMENTO INTUITIVO DE GÊNEROS

Texto 2

Atividade 3 (p. 21) do TP3

As informações do texto 2 estão organizadas em duas partes: enumeração dos ingredientes e o modo de preparar o prato. É uma receita culinária.

Já o texto 3 é um anúncio publicitário porque divulga o traballho do Greenpeace ao mesmo tempo que procura convencer o leitor a considerar sua causa digna de apoio como comprova a expressão: "Ajude a gente a combater o desmatamento da Amazônia. Fique sócio do Geenpeace hoje."
A relação intertextual é estabelecida com a famosa historinha infantil de Chapeuzinho Vermelho, na qual há um bosque cheio de árvores e de flores, em oposição ao discurso do Greenpeace, que trata do desmatamento progressivo. Essa relação se faz por meio da imagem: uma menininha vestida com uma capa vermelha e levando uma cesta passeia por uma floresta desmatada, e pelo texto:"Você não quer contar esta história para seus filhos, quer? A essa pergunta não basta dizer sim ou não, porque ela propõe uma reflexão a respeito da devastação das florestas para nos vender uma ideia: tomada de posição.
A imagem do texto 2 é meramente ilustrativa. A distribuição das partes - ingredientes e modo de fazer ( ainda que subentendida) - são características reconhecíveis em qualquer receita. Enquanto que em 3, a imagem é parte da informação, do sentido do texto. O completo entendimento da mensagem depende do conhecimento dos contos infantis, nesse caso o da Chapeuzinho vermelho. O leitor deve ser capaz de reconhecer que aqui não se trata da história infantil, mas de outro texto que utiliza esse conhecimento para dizer algo diferente. Interpretar corretamente o texto 3 depende ainda do conhecimento dos anúncios publicitários. Comparando os textos analisados com outros semelhantes pode-se notar que as palavras e estruturas linguísticas são diferentes, mas a maneira de organizar a informação no texto é semelhante quando os textos pertencem ao mesmo gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário