7 de junho de 2009

MEMORIAL DE LEITURA


A minha infância é cheia de lembranças, vivências e acontecimentos.Lembro-me, que nessa fase, o que mais me motivou para o mundo da leitura foram as histórias contadas por minha mãe. As histórias infantis e os contos de assombração sempre me fascinaram e, por isso, nunca me cansava de ouvi-los. Muitas delas foram repassadas por meu avô. Ambos diziam que por não haver eletricidade no campo naquele tempo, consequentemente não possuíam rádio nem televisão. Então a única diversão era reunir a família para contar histórias ou tocar viola e cantar. Às vezes no terreiro , ao redor de uma fogueira ou à luz do luar. Outras, no aconchego do fogão a lenha, no banco da cozinha.Vale lembrar que, mesmo não tendo frequentado a escola, narravam com precisão e clareza seus discursos.
Da infância para a adolescência descobri a leitura e a viagem que ela proporcionava nos livros emprestados da biblioteca e dos amigos, revistas de adultos e nas cartas dos parentes distantes. Entretanto, o que mais me marcou foi a música. Eu gostava de ligar o rádio todos os dias para ouvir as cartas dos ouvintes, a receita culinária, a programação musical. Inclusive, mantive por alguns anos um caderno com letras de música e mensagens. Ouvia tudo e coletava dia após dia para partilhar com duas vizinhas que também faziam o mesmo. Algumas vezes participei dos programas e me sentia feliz ao ouvir o locutor atendendo a minha carta, como também alegrava-me ouvir as músicas que as colegas dedicavam a mim.
O primeiro livro que ganhei foi "A grande fuga" da série vaga-lume, quando participei da I Semana do Livro em minha escola. Isso me despertou o desejo de conhecer mais a coleção e fiquei maravilhada com as histórias que li.
Embora emfrentasse dificuldades financeiras, sempre tive o incentivo dos meus pais para prosseguir os estudos. Ao concluir o Ensino Fundamental, ingressei-me no Magistério, o curso mais indicado para as mulheres no mercado de trabalho naquela época. Cinco anos depois, optei por Letras. Não sei dizer ao certo onde nasceu essa opção, mas imagino que seja o desejo de aprimorar-me como educadora . Nesse percurso, a leitura foi focada nos livros de Literatura Brasileira e Portuguesa.
No momento, não disponho de muito tempo para a leitura como gostaria, mas procuro inovações, assino revistas e compro livros. Além do material específico de leitura de um professor, aprecio muito as obras dos autores da Literatura Brasileira, Sidney Sheldon, Augusto Cury, Valéria Piassa, Allan e Barbara Pease, Tania zagury, Pe. Fábio de Melo e outros. Incentivo meus alunos e outras pessoas a ler, comentando sobre o que li e gostei. Entendo ser útil recomendar uma obra, pela riqueza que possui e pelo que crescemos quando a lemos. Enfim, a leitura é uma ponte que conduz a um admirável mundo novo e torná-la presente no dia a dia me faz um ser humano melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário