5 de dezembro de 2009

ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

TP2
Oficina 4– unidades 7 e 8
A arte: formas e função
Linguagem figurada

Realizou-se em 12 de novembro. Tratamos da arte, suas características, em especial da literatura.
Foi desenvolvida a atividade do AA2 / aula 7 da página 145 com as turmas do 7º ano. Ela teve como objetivos interpretar poemas, perceber os recursos linguísticos e expressivos do poema e efeito de sentido que causam e ainda produzir poema com tema relacionado ao do texto analisado. No primeiro momento, foi feita a leitura em silêncio do poema “Uma cidadezinha qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. A seguir, expuseram as impressões causadas pela primeira leitura e fez-se uma comparação com uma cidade grande. Resolveram as atividades propostas de 01 a 07 e criaram um poema, com base no de Drummond, sobre uma cidade movimentada. As turmas se mostraram bem interessadas na execução dessa atividade.
O Avançando na prática da página 95, que tem o objetivo de incentivar interesse pela obra literária foi aplicado nas turmas do 6º e 9º anos. A obra escolhida para trabalhar com as turmas do 6º ano foi “O menino e o cedro” de Adonias Filho. É uma história emocionante que fala da relação de amizade entre Grilim e o Vermelho. A maioria dos alunos mostrou-se interessada na história, alguns foram até procurar o livro para saber o que ia acontecer. Esse tipo de atividade já vem sendo desenvolvida nas aulas dessa professora há algum tempo, por isso foi possível relatar algo que aconteceu antes do estudo da TP. Segundo a professora Neusa é uma atividade muito prazerosa e foi muito bom deparar com essa proposta no GESTAR II.
As turmas do 9º ano trabalharam “As 23 histórias de Marina Colasanti” de uma forma um pouco diferente . Cada aluno recebeu uma dessas histórias para ler em casa. Na aula seguinte, em círculo, eles contaram para os colegas uma a uma as 23 histórias que compõem o livro. Os alunos gostaram muito dessa atividade, principalmente das personagens que “sonham, esperam, procuram, constroem, sofrem a injustiça, vivem a solidão, padecem o medo, propõem-se desafios, e vencem ou perdem. São guiados, sobretudo, pela maciça presença do sensível, do desconhecido, e, não poucas vezes, do inexplicável.”
A atividade da página 113 foi aplicada ao 8º ano cujo objetivo é conhecer obras de pintores famosos e recriá-las. Esta atividade tinha interdisciplinaridade com as aulas de artes. No primeiro momento foi levada para sala de aula a imagem dos quadros: Picando Fumo de Almeida Junior, Mona Lisa de Leonardo da Vinci, e Mestiço de Cândido Portinari. Os alunos observaram e comentaram sobre detalhes e sensações. Depois foram mostradas as recriações feitas por Maurício de Souza, com isto os comentários foram se desenvolvendo. Neste momento foi solicitado que escolhessem uma das obras e que fizessem uma recriação. Os resultados foram bons e a criatividade dos alunos possibilitou o alcance dos objetivos.

Andressa Cristina Rosa Silveira - 8º ano Ronaldo Gabriel Dornelas Machado - 8º ano


Cidade movimentada

Casas entre prédios
mulheres e homens
violência, destruição e maldade

O homem vai rápido
A máquina vai rápido
A vida vai rápido

Rápido... A vida passa
Eta vida difícil, meu Deus!

Giziane da Silva - 7º ano


TP2
Oficina 3 – unidades 5 e 6
Gramática: seus vários sentidos
A frase e sua organização

Realizou-se em 5 de novembro. Iniciamos com a leitura do texto de Rubem Alves: “As tarefas da educação”, o qual nos possibilitou uma importante reflexão sobre a nossa prática pedagógica. “Isso que estou ensinando é ferramenta para quê? De que forma pode ser usado? Em que aumenta a competência dos meus alunos para cada um viver a sua vida?”. Foi ressaltada a importância de reavaliar e redirecionar, quando necessário, nosso conhecimento e nossa prática, para melhor atingirmos nossos objetivos no trabalho com nossos alunos.
Discutimos também sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos linguísticos, e como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades no ensino-aprendizagem da língua. Estudamos as várias formas linguísticas de estruturar o texto e como ajudar nossos alunos a compreender e usar essas estruturas.
As turmas do 7º ano desenvolveram o “Avançando na prática” da página 51, que tem como objetivo conceituar e identificar a frase. A atividade teve início com a leitura e a interpretação do texto “Parceria” da página 46. Em seguida foi pedido que a turma se dividisse em grupos para que pudessem ensaiar a dramatização de modo a evidenciar as emoções das duas amigas. Com essa atividade os alunos puderam observar o quanto é importante a pronúncia e a pontuação correta na hora de uma leitura e/ ou de uma apresentação oral.
As turmas B e C do 6º ano trabalharam a construção de períodos ampliando algumas idéias. Para o planejamento da aula foram utilizados os exemplos de exercícios das páginas 63 e 64 e alguns outros elaborados seguindo o mesmo modelo. Antes de iniciar a atividade, o exemplo foi analisado com cuidado para se ter certeza da compreensão. Oralmente, foram sugeridas algumas ampliações pelos alunos ainda a título de exemplo. Depois, em duplas, revolveram o restante da atividade. Numa próxima aula, procedeu-se a correção ouvindo as ampliações de cada dupla e comentando-se coletivamente. Alguns alunos demonstraram bastante insegurança em suas construções, problema que foi resolvido com explicações individuais e incentivos.
A atividade proposta na página 48 foi aplicada na turma A do 6º ano. Esta atividade tem o objetivo de fazer com que o aluno possa produzir textos a partir de uma imagem, perceber possibilidades de organização dos períodos e alterar a sequência de ideias nos textos sem mudança de sentido. Foi levada para sala de aula a imagem proposta e a professora pediu que realizassem os exercícios. Estes solicitavam a produção de três períodos simples. Depois que juntassem os períodos transformando-os em um composto, recorrendo aos pronomes, conjunções e outros, evitando repetições. Feito isto, deveriam mudar a sequência sem mudar o sentido. O mesmo foi feito com a produção de texto no fim da atividade, que deveria falar sobre um fato que aconteceu e teve a participação do animal de estimação. Os alunos gostaram da atividade, mas apresentaram algumas dificuldades em evitar as repetições. No entanto, com o auxilio da professora e demonstrações feitas no quadro conseguiram alcançar os objetivos.
Com os alunos do 9º ano foi trabalhado o Avançando na prática da página 56, tendo como objetivo a produção de texto a partir de uma imagem, em que caberiam, seguramente, frases nominais, ainda que não exclusivas. Para esse trabalho foi escolhido um quadro do pintor Mário Carvalho, que retrata a origem da cidade de Desterro do Melo. Foi seguido passo a passo os itens da proposta a fim de permitir uma boa observação. A seguir foi solicitado que descrevessem a imagem e expressassem a opinião sobre ela. Depois disso produziram um texto descrevendo a imagem e foi proposto que lessem as produções. Os alunos gostaram muito dessa atividade, principalmente porque puderam entender como objetos e imagens podem trazer a história de um tempo passado.

Obra de Mário Carvalho doada à Escola Jaime Calmeto em 1992


Minha cidade

Cidadezinha pequena e pacata
poucas casas, pouca gente
gente alegre e calma
Trabalham do amanhecer ao entardecer,
Casarões, capela e ruas de terra
Padre e beatas
Assim vejo minha cidade

Levam uma vida calma
As pessoas devagar
Como o rio que desce a serra

Devagar quase parando
Vai assim dia e noite
E noite e dia ...

Victor Amaral Silva de Melo - 9º ano - turma B

Minha cidade

Cidade, cidadezinha
pequena, pequenininha
com meninas a cantar
mulheres trabalhando sem parar

Com casinhas tão singelas
lá no alto plantação, bananeira, eucalipto,
todos numa só canção

Cortando a cidade tem um rio
que se chama Xopotó,
cercado de montanhas
e pessoas ao redor

Lá no centro a igreja
Do lado a capelinha
Que cidade boa!
Que cidade arrumadinha!


Welfany Caique Coelho de Oliveira - 9º ano - turma A

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