Sob a orientação do supervisor pedagógico Antônio Cecílio do Nascimento, que também atua como diretor da escola, seguimos passo a passo os itens de elaboração de um projeto baseando na sugestão do Guia Geral.
Depois de elaborado o projeto, ele foi apresentado à entidade mantenedora da escola, a quem pedimos o apoio financeiro para o material impresso.
Sugestões de nomes dados pelos alunos
PROJETO: JORNAL ESCOLAR
A) TEMÁTICA
Para cumprir tarefa do GESTAR, nós professores e professoras da Escola Municipal Professora Tita Tafuri, decidimos lançar e desenvolver um projeto de escrita e leitura, através da criação de um jornal escolar.
B) PROBLEMÁTICA
A escrita, com ênfase para a produção de textos, continua sendo a grande dificuldade dos alunos e, desta forma, a maior preocupação dos professores, equipe pedagógica e administradores da escola.
Paralelamente e, na mesma ou até maior proporção, aparecem as competências relacionadas à leitura. Apesar de todos os esforços, os professores não têm conseguido incutir na mente dos alunos, a importância e a necessidade de se tornarem leitores ativos, que aproveitem todas as oportunidades para detectarem as mensagens contidas em todos os tipos de textos espalhados pelo mundo afora.
C) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
-Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96. - Art. 26.
§ 1º. Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa ...
Art. 32º. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
CBC de Língua Portuguesa
A leitura é uma das necessidades educativas fundamentais para o ser humano. É através dela que o indivíduo torna-se capaz de dar continuidade ao aprendizado de novos conteúdos, desenvolvendo habilidades quanto à comunicação, à análise crítica de suas vivências e à participação ativa na sociedade. Sendo assim, o domínio da leitura torna-se um dos instrumentos essenciais para a formação do homem como cidadão.
D ) OBJETIVOS GERAIS
- Trabalhar a leitura, relacionando os fatos e as opiniões com os conteúdos discutidos no currículo escolar.
- Produzir um “jornal escolar” em que alunos, professores, pais e funcionários da escola possam expor suas ideias, descobertas e necessidades, criando uma rede.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Realizar atividades com jornais, revistas, livros, vídeos, filmes, pinturas, internet, para a elaboração de um jornal que culmine no trabalho conjunto de toda a equipe escolar.
- Selecionar informações significativas que necessitem ser “guardadas” e que vão servir de suporte para futuros eventos e atividades escolares ou relacionadas com a vida de cada um.
E) METODOLOGIA
- Troca de experiências pedagógicas significativas para a socialização de estudos realizados por alunos e professores com vista a integração entre a escola e a comunidade.
- Desenvolvimento de trabalho em grupo, através da divisão de equipes responsáveis pelos diversos setores e seções do jornal.
- Descoberta do perfil e das aptidões dos alunos e professores através da definição e realização de tarefas específicas ao longo do desenvolvimento do projeto.
F) CRONOGRAMA
O Projeto será desenvolvido durante os meses de agosto e novembro, obedecendo, salvo algumas exceções, ao seguinte cronograma;
Mês de Setembro
- Sensibilização e Motivação sobre o Projeto.
- Reunião dos professores de Língua Portuguesa com os demais professores da escola para apresentação do projeto e solicitar a adesão de todos.
- Reunião com representantes da entidade mantenedora da escola para discussão sobre a participação financeira da mesma nos custos oriundos do desenvolvimento do projeto.
- Estabelecimento de regras e critérios para desenvolvimento do projeto.
- Lançamento do Projeto junto aos alunos e à comunidade.
Mês de Outubro
- Formação de Equipes específicas para os diversos trabalhos a serem desenvolvidos para a efetivação do projeto.
- Elaboração de atividades de consulta, pesquisa, entrevistas, fotografias, visitas, buscando material para compor o primeiro número do jornal.
- Seleção de material escolar que contenham matérias a serem incluídas no jornal, objeto deste projeto.
Mês de Novembro.
- Encaminhamento do material para revisão, diagramação, revisão e impressão.
- Visitas à gráfica para acompanhamento dos trabalhos de impressão do jornal.
- Recebimento do material impresso.
- Realização de “momentos de leitura” em todas as turmas para conhecimento do jornal.
- Distribuição do jornal para a comunidade.
G) EQUIPES DE TRABALHO
-Os alunos, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, formarão equipes de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;
-Os professores, especialmente os de Língua Portuguesa, Matemática e Informática orientarão os alunos em todas as etapas da elaboração do jornal;
- Os demais professores darão apoio necessário na execução do projeto.
H) AVALIAÇÃO
A Avaliação do Projeto será realizada com base nos seguintes questionamentos:
- Envolvimento de professores e alunos;
- Nível de interesse dos participantes;
- Impacto causado na comunidade;
- Alcance do objetivo relacionado à formação de novos leitores.
O ESCOLAR, sonho antigo e constante das escolas Tita Tafuri e Jaime Calmeto, surge como oportunidade de entrosamento com a comunidade, objetivando despertar o interesse pela leitura e produção de textos. Em sua primeira edição traz informações sobre algumas atividades escolares de 2009 e eventos da comunidade. Esperamos que essa iniciativa possa frutificar oferecendo a todos momentos de informação, cultura e entretenimento.
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