3 de dezembro de 2009

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II

TP6
Oficina 12 – unidades 23 e 24
O processo de produção textual: revisão e edição
Literatura para adolescentes.

Realizou-se na Escola Municipal Professora Tita Tafuri no dia 1º de outubro. A oficina teve início com uma mensagem em PowerPoint e, a seguir, discutimos e refletimos sobre o processo de produção de nossos alunos e o desinteresse de alguns pela leitura.
Foi desenvolvida com as turmas do 7º e 9º ano a atividade do “Avançando na prática” da página 190, que tem como objetivo conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras.
O primeiro passo foi a discussão com os alunos sobre suas preferências de lazer e sobre assuntos veiculados na tv, no rádio ou na comunidade. Depois foi discutido o interesse e/ou o desinteresse pela leitura. Mesmo a grande parte dos alunos se mostrando desinteressados pelo mundo da leitura, foi iniciado o trabalho de leitura em sala de aula com a obra “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos. À medida que a leitura foi transcorrendo, os alunos começaram a perceber como é fascinante se envolver numa história triste e ao mesmo tempo com traços bem humorados.
No 9º ano, o procedimento foi um pouco diferente. Depois de um breve comentário sobre ”O Pagador de Promessas, de Dias Gomes e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, foi perguntado aos alunos qual daquelas histórias eles gostariam de conhecer. Com base no comentário, eles apontaram “O Pagador de promessas”, de Dias Gomes. Após o término, eles escolheram de que forma queriam apresentar o livro ( Paródia, simulação de entrevista ou programa de TV, dramatização de cenas da história ou contar a história em fantoches). Baseando-se no livro, ainda foi trabalhada a produção de uma resenha e a relação do livro com as manifestações culturais. Os alunos gostaram muito de trabalhar o livro desta forma, e assim, atingiram o objetivo de despertar para o prazer e o valor da literatura.
Com as turmas do 6º ano foi trabalhada a atividade da página 141. Primeiramente foi lida para os alunos a entrevista da página 138, TP6. Em seguida, os alunos foram questionados sobre as gírias que eles usam no dia a dia. À medida que iam falando, elas iam sendo escritas no quadro. Como próximo passo, os alunos foram reunidos em grupos para criarem três perguntas sobre o uso de gírias. Depois, todos responderam, por escrito, às questões. Após a troca de textos para interação e revisão das respostas, os alunos transcreveram, para uma folha, as perguntas e as respostas correspondentes segundo o modelo da entrevista e apresentaram seus trabalhos.Foi uma atividade de fácil planejamento que teve uma ótima aceitação. Alguns alunos tiveram dificuldade para revisar as respostas, mas após uma conversa e troca de ideias, finalizaram bem o trabalho.
Já os alunos do 8º ano realizaram a da página 176, objetivando despertar o interesse e o apreço pela leitura. A atividade foi adaptada para ser aplicada . Ao invés da coleção proposta, foi apresentado os livros da Coleção Vagalume, disponível na biblioteca da escola. Como são livros diferentes, e bem adequados a essa faixa etária, eles tem muita chance de encontrar leitores em uma turma heterogênia. Os títulos são muitos, entre eles estão: O menino de asas, O escaravelho do diabo, O super tênis, Doze horas de terror, A ilha perdida; todos com histórias de aventura e suspense.No primeiro momento foram apresentados os livros e comentei sobre alguns, na tentativa de despertar o interesse.Todos os alunos tiveram oportunidade de folhear cada livro e escolher o que mais lhe chamou atenção.Durante toda a semana foi realizada uma roda de leitura, onde cada um falava sobre o que estavam lendo e suas expectativas.Ao final da leitura foi proposta a produção de um cartaz, ilustrando um trecho do livro que mais gostou.O interessante é que durante os comentários na roda de leitura, alguns se interessaram pelo livro do outro. Assim já ficou programado como próxima leitura.Houve participação e interesse. Dessa forma o objetivo foi alcançado com sucesso.




Apresentações sobre o livro " O pagador de promessas"






TP6
Oficina 11 – unidades 21 e 22
Argumentação e linguagem
Produção textual: planejamento e escrita

Em 17 de setembro realizou-se mais um encontro na Escola Municipal Professora Tita Tafuri. Nesta oficina discutimos sobre os assuntos relativos às unidades 21 e 22. Inicialmente trabalhamos a criação de argumentos através de provérbios.
A seguir realizamos juntas as atividades sobre a argumentação. Exploramos a tese central, tipos de argumentos e contra-argumentos. Com base nos textos das unidades analisamos os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual. Provas concretas; exemplo; autoridade, raciocínio lógico, senso comum, ilustração.
A atividade desenvolvida nas turmas do 9º ano foi a da página 39.
A classe foi dividida em grupos e cada um recebeu vários textos publicitários para que escolhessem um e o interpretassem respondendo a estas questões: a quem ele se destina, do que pretende convencer e como faz isso. Realizada essa etapa foi pedido que escrevessem um texto argumentativo com os mesmos objetivos do texto publicitário. Para isso foi sugerido que fizessem antes um roteiro de argumentos relevantes para que observassem que o importante na construção desse tipo de texto é que os argumentos conduzam ao mesmo objetivo e produzam os efeitos desejados no interlocutor.
Os alunos do 8º ano realizaram o avançando na prática da página 54, que tem o objetivo de proporcionar ao aluno a capacidade de conhecer e produzir um texto argumentativo, defendendo sua ideias de forma coerente. A atividade sugere alguns temas relacionados à saúde, no entanto foi adaptada devido o maior interesse dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no dia 22/09/09. O tema mais votado entre eles foi “O toque de recolher”.Foram levados para sala de aula, pelos próprios alunos, diversos materiais com informações sobre o assunto. Houve um debate e depois o inicio da produção de texto. O tema trabalhado proporcionou muito entusiasmo e a participação foi produtiva permitindo o alcance dos objetivos.
Os alunos do 7º e 6º ano realizaram a da página 23, que teve como objetivo identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos. O primeiro passo foi a execução de algumas atividades sobre “argumentação”. Os alunos foram reunidos em grupos e fizeram a sugestão dada nesse caderno “Garantia de um belo sorriso” com os argumentos em forma de tópicos. Em outro momento, foi pedido que transcrevessem, individualmente, o texto confeccionado para a forma discursiva. Alguns apresentaram uma certa dificuldade em usar os elos coesivos para a transformação do texto.
Duas turmas do 6º ano trabalharam a atividade 4 da página 20. Os alunos foram convidados a sugerir temas sobre os quais gostariam de escrever, um texto de estrutura semelhante àquele. Alguém sugeriu a questão da higiene relacionada à saúde e houve aceitação geral. A tese foi colocada no quadro negro e todos puderam opinar sobre os argumentos usados para defendê-la. A partir do quadro, cada aluno deu sua própria redação ao texto. Alguns tiveram dificuldade para reescrever o texto, mas, no geral, foi uma atividade muito proveitosa.

Água: fonte de vida
A água é a mais imortante fonte de vida. Sem ela não haveria nenhuma forma de vida terrestre.
Imagine um dia em todo o mundo se não houvesse água. As casas, hospitais, parques, hotéis. Imaginou? Agora pense: seu corpo é composto por 70% de água. O que seria de você? Você viveria bem? Não, você simplesmente não existiria.
A água está em nosso dia a dia. Precisamos dela para lavar a louça, tomar banho, limpar a casa, coisas necessárias para a higiene.
Por isso que a água deve ser economizada e reaproveitada, além do mais o planeta tem muita água salgada e pouca água doce. Reaproveitar e economizar são métodos práticos e fáceis que garantem o futuro de seus filhos, netos e bisnetos. O que temos que fazer é simplesmente olhar para frente e ver que não é só a gente que precisa viver, agora milhares de crianças estão nascendo ou prestes a nascer, essas crianças querem viver bem. E isso depende de todos nós.
Mirely Luiza Marques de Castro - 9º ano

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