6 de dezembro de 2009

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO GESTAR II EM BARBACENA

Nos dias 23 e 24 de novembro realizou-se na Escola Agrotécnica Federal “Diaulas Abreu” em Barbacena, MG, o seminário de encerramento do Gestar. Foram dois dias de avaliação em que tivemos a oportunidade de conhecer o resultado dos trabalhos em todos os municípios participantes.
À medida que cada formador, representando seu município, foi expondo o trabalho desenvolvido percebemos a seriedade, o compromisso e a criatividade de cada um. É evidente que a formação continuada proposta pelo GESTAR traz o diferencial, pois propõe uma metodologia que se desenvolve com os professores e não para os professores, num processo em que as práticas se contextualizam e dão real sentido às perspectivas educacionais. Agindo com coerência é possível melhorar muito a Educação, começando por cada cantinho desse país que é o lugar onde moramos.
Após as apresentações, a formadora Erla Delane F. de Almeida iniciou com o grupo a dinâmica do presente, momento em também foi feita a entrega de uma lembrancinha de “amigo secreto”, deixando a todos uma mensagem de otimismo e valorização pessoal. Emocionada, Erla agradeceu tudo o que foi feito, a socialização das experiências, o trabalho, o esforço e autonomia de cada um. O final deste encontro foi marcado por exposições de trabalhos, flashes, abraços e despedidas de um até breve. VALEU !!!


Exposição de alguns trabalhos





OFICINA DE AVALIAÇÃO 2ª FASE
Realizou-se no dia 19 de novembro a oficina de avaliação da segunda fase do Gestar II na Escola Municipal Professora Tita Tafuri. A avaliação foi muito positiva, pois através dos relatos das cursistas, percebe-se o quanto o Gestar tem auxiliado no aperfeiçoamento de cada um, permitindo-lhes mais confiança e autonomia em seus trabalhos com os alunos. Segundo elas, seria interessante que houvesse esse curso de capacitação em outras disciplinas, para proporcionar a eles os benefícios adquiridos. A falta de tempo, o cansaço, os compromissos com as instituições nas quais trabalham dificultou um pouco o rendimento, mas continuaram as atividades com empenho para que pudessem concluí-lo efetivamente. Mesmo com o término dele, elas sugeriram realizações de encontros extras para continuar debatendo práticas pedagógicas.

ENCERRAMENTO

• Palavra do diretor da Escola Municipal Professora Tita Tafuri, Antônio Cecílio do Nascimento, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, que durante todo o ano trabalharam com o Programa Gestar.

• Palavra do secretário Municipal de Educação, Wanderlei Cardoso da Mota Mendes, valorizando todos os profissionais dessa área que se empenham em fazer o melhor através da capacitação continuada.
• Agradecimento feito pelos formadores.

• Entrega do certificado aos cursistas.

2 comentários:

  1. Parabéns, Graça!
    Estou passando para avaliar os blogs, e o seu está maravilhoso.
    Você conseguiu transmitir o objetivo do Gestar II na Educação, em Desterro de Melo, melhorar o ensino de Língua Portuguesa e alcançar o público alvo, o aluno.
    Pelo seu trabalho e esforço, sua nota na UnB é SS.
    Parabéns.

    Erla Delane

    ResponderExcluir